Inauguramos o nosso podcast, o PodTarget, com uma convidada ilustre: Zoë Melo, essa mineira do mundo, que usa o Design para criar projetos socioambientais.

Esse projeto é algo que queremos fazer há muito tempo. A ideia é usar esse espaço para alguns dos parceiros e clientes que nos ajudaram a nos tornar um lugar de criatividade e coragem.

Ao longo dos próximos meses, vamos trazer bate-papos instigantes, conduzidos pelo nosso CEO, Sérgio Vilhena, que podem trazer insights valiosos para você.

Acompanhe a seguir um resumo do nosso primeiro episódio!

A virada de chave par Zoë Melo e o interesse pela sustentabilidade

Começamos perguntando a Zoë Melo sobre a virada de chave que a fez deixar a carreira de modelo internacional e se aventurar no mundo da sustentabilidade.

De forma direta, ela respondeu: “Já vinha questionando a moda e meu trabalho”. Esse questionamento deu origem à sua busca por alternativas sustentáveis e à reflexão sobre os danos da fast fashion.

Com essa inquietação, ela largou a carreira de modelo e passou a organizar exposições com artesãos e designers brasileiros. Mais tarde, se aventurou no Design de Interiores, criando produtos industriais ao redor do mundo.

Em 2006, fundou a Touch, uma empresa focada no desenvolvimento de materiais e design sustentável, com um olhar especial para o impacto social.

Para ela, sustentabilidade vai além do lixo zero, presente em eventos voltados para o tema, e também envolve o uso de materiais orgânicos, a valorização do trabalho manual e a integração de comunidades.

Durante a pandemia, Zoë mostrou que a mudança começa na própria comunidade, criando um modelo de engajamento que uniu vizinhos e gerou um impacto positivo e replicável, com a proposta de formar “heróis locais”.

AWTY — Sustentabilidade Global

Nossa convidada compartilhou sua participação no projeto AWTY, do qual foi convidada após conhecer Jadson Maciel, fundador da iniciativa, durante o TEDx Amazônia em 2023.

O projeto realiza mutirões mensais para a retirada de resíduos do Rio Negro, em Manaus, e se transformou em uma startup, a Amazônia Venture Builder. A startup tem como objetivos a criação de cooperativas, o desenvolvimento de produtos a partir dos materiais coletados do rio e a implantação de uma escola comunitária.

Com sua expertise em Design e mercado, Zoë Melo contribui para conectar soluções locais à sustentabilidade global. Para ela, o segredo está em experiências práticas e acessíveis que inspirem comunidades a se envolverem ativamente.

Comida que Abraça

Sérgio trouxe à conversa o projeto Comida que Abraça, uma iniciativa em Belo Horizonte, criada por ex-proprietários de restaurantes, que distribui marmitas em comunidades.

Desde o início, há cinco anos, a Target apoia o projeto como forma de fortalecer os vínculos sociais e a responsabilidade comunitária.

Os planos incluem integrar o projeto à comunidade de skate local, ampliando seu impacto com ações de conscientização, como palestras sobre consumo sustentável e reaproveitamento de materiais, transformando-os em brinquedos ou objetos de Design.

Zoë Melo ressaltou a importância de envolver as crianças, destacando como o contato com a natureza e a conscientização sobre o plástico podem ajudar a formar cidadãos mais conscientes e inclusivos.

Amor e projetos para Belo Horizonte

Zoë finalizou o episódio compartilhando iniciativas que admira em Belo Horizonte, como o Imaginário Coletivo, de Jorge Quintão, que ensina fotografia a jovens, e o Eco Eden Chique, no Mercado Novo, liderado por Léo Piló, com foco em economia circular. E, com carinho pela cidade, ela revelou que novos projetos estão no horizonte.

Quer ouvir e ver essa conversa completa? O episódio completo já está disponível em nosso canal do YouTube! Clique no botão abaixo e o confira na íntegra.

Aproveite e siga o canal para acompanhar os próximos bate-papos do PodTarget.