Fechamos o Abril Verde com chave de ouro! No dia 30, fizemos uma live com parceiros de longa data da Target, que são precursores da inovação dentro das suas empresas quando o assunto é treinamentos de segurança.

O Gustavo Mucci, Gerente Geral de Serviços Operacionais da VLI Logística, e o Rômulo Fonseca Jr., Gerente Corporativo de SSMA da BO PAPER, aceitaram nosso convite para conversar sobre os bastidores, desafios e oportunidades de inovar nessa área.

Trocamos ideias e experiências que têm aplicação prática no dia a dia de todas as empresas que trabalham Saúde e Segurança no Trabalho como pilares, com exemplos sobre como sair do óbvio e conquistar a tão disputada atenção das pessoas.

Se você quer ter resultados diferentes, faça coisas diferentes!

Nos últimos anos, especialmente após a pandemia do Covid 19, as formas de aprendizagem mudaram – e os objetivos de ensino também. Falamos muito sobre como hoje, a educação corporativa precisa quebrar padrões para entregar resultados.

E a necessidade de um propósito claro para que as pessoas se engajem. Quando elas são convidadas para participar de uma jornada bem definida, a recepção é mais positiva.

Então, o segredo é tirá-las do lugar comum, das suas zonas de conforto, e levá-las para um ambiente desafiador, trabalhando nos mais variados formatos o conteúdo que precisa ser tratado.

A personalização é um agente fundamental nisso. Projetos inovadores passam sempre por mergulhar nos desafios específicos de cada empresa e seu público-alvo, para a criação de abordagens e contextos únicos.

Todo esse movimento, junto com as pessoas, é o que ajuda a criar uma cultura. E faz com que a área de Saúde e Segurança seja vista, gradativamente, com uma percepção mais positiva.

Ambientes aberto à inovação e testes

As empresas que permitem esse tipo de proposta saem na frente. Envolver o time no processo de criação da aprendizagem requer vontade, coragem e disposição.

É importante testar caminhos e, caso seja necessário, corrigir rotas.

Da mesma forma, muitas vezes é preciso flexibilizar as ideias iniciais e se adaptar a novos contextos.

Nessa hora, contar com a parceria de uma empresa como a Target, que defende e estimula a personalização há tantos anos, é fundamental.

Para ilustrar, mostramos um pouco do Treinamento de Integração da BO PAPER. que, de acordo com o Rômulo, trouxe ganhos palpáveis.

“Conseguimos alterar o contexto organizacional da empresa ao oferecer a integração digital. Hoje, as pessoas podem se organizar para fazer isso sem precisar ficar horas dentro de uma sala de aula, muitas vezes após um deslocamento cansativo.”

Desafios e oportunidades nos bastidores dos treinamentos de segurança

Trouxemos para essa live muito sobre os bastidores das criações dos treinamentos que criamos juntos.

Por força da pandemia, o Rômulo teve que se reinventar, aprender e participar ativamente da criação do conteúdo e produção das imagens.

Ele mesmo fez as fotografias do treinamento, sob orientação da Target, o que foi desafiador, e trouxe muitos ganhos de imersão.

O Mucci também precisou mobilizar várias pessoas no Programa Site Seguro da VLI. E o ponto principal, foi justamente fazer com que cada um percebesse que a segurança é algo coletivo, e que o comportamento de um impacta no resultado de todos.

A construção de todo o Programa foi feita de forma aberta, com insights e ideias que culminaram em um campo de futebol, onde o técnico instrui seu time com conceitos similares aos de ferramentas como o Diálogo de Saúde e Segurança (DSS) e o Diálogo Comportamental (DC).

Acessibilidade e inovação

Cada um aprende melhor com um tipo de estímulo: ler um texto, ver um vídeo, ou uma imagem, pode trazer percepções diferentes.

Então, em todos os treinamentos de segurança que abordamos na live, assim como nos outros tantos criados aqui na Target, diversificar as linguagens e recursos audiovisuais sempre foi uma premissa.

Se você tem interesse por esse assunto, quer saber mais sobre os treinamentos da VLI e da BO PAPER, aproveite para assistir a gravação da live pelo YouTube:

ASSISTA A LIVE COMPLETA NO YOUTUBE

Para saber mais sobre como a Target pode ajudar você a inovar, é fácil! Entre em contato com a gente e vamos conversar.