A aprendizagem é um processo social e cada pessoa tem uma maneira de aprender e de se envolver com os conteúdos apresentados. Assim, desenvolver um
treinamento dinâmico, com diferentes linguagens, é fundamental para conversar com os vários perfis pessoais.  

Existem muitas soluções que ajudam a alcançar esse resultado. Hoje, falaremos sobre como a abordagem multimodal é um caminho eficiente para tornar o ensino corporativo mais acessível e democrático.   

Separamos aqui dicas de ouro para abrir os seus horizontes e ajudar você a pensar em maneiras mais inclusivas de desenvolver capacitações na sua empresa.   

  

Os diferentes estilos de aprendizagem  

Para falar sobre como diversificar os treinamentos online, é necessário entender as possibilidades. E elas são muitas! 

A partir do entendimento sobre os estilos de aprendizagem, é possível desenvolver novas metodologias, ou combiná-las com as que já existem.   

Existem quatro estilos principais de aprendizagem:
 

1. Visual: a pessoa absorve o conteúdo através de estímulos imagéticos. Isso é, a maneira como ela assimila informação é usando mapas mentais, infográficos, fotos, figuras e vídeos, por exemplo.

2. Auditivo: esses indivíduos têm a habilidade de aprender ouvindo informações e instruções. Também gostam de explicar e falar sobre o conteúdo, pois assim conseguem perceber o que foi absorvido e o que precisa de mais atenção. 

3. Cinestésico: são as pessoas que aprendem fazendo. Normalmente, são curiosas e ficam inquietas diante de metodologias mais monótonas. É importante criar um ambiente de treinamento seguro para que elas possam testar as hard skills, sem prejudicar os processos.

4. Leitura e escrita: preferem aprender lendo conteúdos escritos, fazendo anotações e associações entre os textos. Gostam de fazer resumos sobre as instruções e se identificam com listas do tipo passo a passo. 
 

É importante perceber que somos diversos, e uma mesma pessoa pode aprender a partir de diferentes maneiras. Além disso, cada maneira de aprender pode se relacionar uma com a outra, aumentando as possibilidades de aprendizagem. 

O objetivo de entender cada estilo é pensar formas de abraçar os pontos fortes de cada colaborador para desenvolver um treinamento dinâmico, com momentos chave capazes de atender a todos esses perfis.   

  

Dicas para um treinamento dinâmico  

As capacitações proporcionadas pela empresa devem ser vistas, sempre, como oportunidades de crescimento.   

Isso não acontece ainda, de forma integral, porque o ensino corporativo muitas vezes é pensado de modo mecanicista, com colaboradores apenas repetindo aquilo que foi mostrado.  

Ou seja, os diferentes recursos e linguagens são usados para reproduzir uma metodologia que já não funciona.   

Isso torna a aprendizagem de adultos cansativa e desinteressante. E nós buscamos exatamente o contrário.   

É preciso usar a linguagem multimodal para pensar e desenvolver treinamentos criativos e instigantes. Nesse sentido, o uso das diferentes tecnologias de comunicação faz a diferença.   

Veja a seguir algumas novas maneiras de pensar o ensino corporativo online a partir dos diferentes estilos de aprendizagem.  

  

4 recursos para enriquecer seus treinamentos:

1. Podcasts 

Inicialmente, são associados aos sujeitos que aprendem melhor ouvindo. Mas são eficientes também para o ensino daqueles que gostam de fazer anotações, assim como para quem quer aprender colocando a mão na massa.   

Isso porque o podcast é um recurso que pode ser acessado em diferentes momentos, pois as pessoas conseguem baixar o arquivo em seus dispositivos.   

Assim, cada um escolhe como usar o treinamento em áudio, seja somente ouvindo e absorvendo o conteúdo, seja praticando cada instrução enquanto a escuta. 
 

2. Vídeos e animações  

Mais uma vez, um recurso que pode ser pensado para diferentes categorias.   

Os vídeos e animações tornam o ensino mais sensorial. Quando trabalhados com interatividade, deixam de ser apenas um recurso visual para se tornarem “aprendizado ativo”, ideal para os cinestésicos.
 

3. Games  

Também indicados para os cinestésicos, os treinamentos gamificados são a porta de entrada para um ambiente de ensino engajador.   

Isso porque os jogos permitem que o jogador aprenda na prática, sem medo de errar. É possível repetir uma tomada de decisão quantas vezes for necessário, até que a informação seja absorvida de verdade.
  

4. Tudo em um só lugar  

O ideal é desenvolver um treinamento, com diferentes tecnologias, mas tudo em um único espaço, permitindo uma melhor gestão do ensino.  

Assim, os colaboradores conseguem visualizar os diferentes treinamentos disponíveis, navegar entre eles e entender qual formato e linguagem é mais eficiente.  

Nesse sentido, uma plataforma LMS permite criar trilhas de aprendizagem onde é possível pensar cada passo com uma linguagem diferente.

As Universidades Corporativas são outra tendência em alta, que permite integrar etapas presenciais e online. Com elas, aliamos o melhor que a tecnologia e as relações interpessoais podem oferecer. 

  

O melhor jeito de ensinar 

Ler, escutar, escrever ou fazer; qual o melhor jeito? Não existe resposta certa, mas sim um jeito de criar considerando uma pitada de cada estilo. 

Reunir diferentes tecnologias em um mesmo treinamento online é uma forma de conquistar a adesão e entusiasmo de mais pessoas.  

Aqui na Target, nós entendemos que o ambiente corporativo é diverso e amplo. Por isso, desenvolvemos soluções personalizadas e dinâmicas para cada treinamento online criado em parceria com nossos clientes. 

Entre em contato e vamos descobrir juntos o melhor caminho para inovar. Acompanhe a Target no Instagram e fique por dentro do nosso trabalho.