Transformação digital é o uso de soluções tecnológicas para melhorar o desempenho, ganhar competitividade e garantir melhores resultados nas empresas. Trata-se de uma importante mudança estrutural nas organizações.
Esse termo vem sendo amplamente divulgado, mas muitos gestores ainda o consideram pontual — um esforço da área de Tecnologia da Informação (TI) ou que melhora a experiência do cliente.
O fato é que a adoção de ferramentas digitais pelas organizações, como o exame autônomo, ou semiautônomo, de dados, e a internet das coisas, criam conceitos organizacionais e de gerenciamento mais compatíveis com nossa realidade.
Quer entender mais sobre o que estamos falando? Leia o artigo completo e saiba como a transformação digital está mudando as empresas, seus processos e colaboradores.
O que é transformação digital
Empresas que foram constituídas antes da popularização da internet, e ainda não se adequaram ao modo de fazer gestão à era digital, enfrentam dificuldades.
Isso ocorre porque não se aplicam mais as regras que direcionavam os negócios para um futuro promissor. Quem se mantém preso ao passado e ignora as ferramentas digitais, deixa de alcançar os resultados que o potencial da empresa tem.
A mudança provocada pela transformação digital é facilmente percebida entre os consumidores. Novas formas de pagamento surgiram, as lojas on-line se popularizaram. E quem compra, na atualidade, deseja produtos e serviços sob medida.
Entretanto, em muitas empresas, permanece a cultura da organização antiga — burocrática, hierárquica e que não valoriza seus colaboradores.
Pesquisa do IDC Brasil, feita com mais de 100 grandes companhias, mostra que ¼ delas não consideram como relevante a transformação digital. Mais impressionante que isso, é saber que somente 4% de todas tratam o assunto como grande prioridade.
A tecnologia evolui para facilitar o dia a dia de todos, inclusive das empresas.
Mas vivenciar esse processo de transformação não significa, apenas, ter uma página no Facebook, adotar um sistema de gestão ou automatizar o controle de ponto dos trabalhadores. É preciso ir além.
A transformação digital muda radicalmente a estrutura de qualquer empresa, pois a tecnologia passa a ser um agente estratégico para o cumprimento dos objetivos e propósitos organizacionais.
As mudanças trazidas pela transformação digital
1. Processos de produção otimizados
As novas tecnologias, que priorizam integração, automatização e colaboração, contribuem com a transformação digital nas empresas e otimizam seus processos de produção.
A hospedagem de arquivos e até de softwares inteiros na nuvem diminuem custos com infraestrutura local e permitem o acesso remoto. Ganha-se tempo e, consequentemente, produtividade.
2. Transparência no dia a dia da organização.
O exame autônomo ou semiautônomo de dados proporciona mais transparência às informações de qualquer empresa. Eles são analisados com mais precisão e menos falhas, permitindo uma tomada de decisão rápida e estratégica.
Essa transparência é fundamental para o compliance empresarial e o engajamento dos colaboradores, pois eles passam a ter a mesma visão que seus gestores e ganham ferramentas para um trabalho feito com mais confiança.
3. Informações e dados mais seguros
Limitar seus processos a ferramentas analógicas podem incorrer em perda de informações corporativas ou de dados por vazamento, falha ou roubo. Trata-se de algo perigoso para a imagem e os cofres da empresa.
Faz-se necessário tratar a informação como um patrimônio e garantir a sua segurança. Por isso, surgem soluções cada vez mais robustas para tratar os dados de sua empresa com a proteção necessária. Mas tudo sem impedir ou restringir a produtividade.
4. Setores e colaboradores integrados
Sua organização tem objetivos, metas e propósitos que devem ser cumpridos por todos. Contudo, sem ferramentas que criem pontes entre os setores, seus colaboradores permanecerão agindo de maneira individual.
Eles precisam ser instruídos, treinados e capacitados para que desenvolvam um trabalho mais colaborativo. O resultado disso pode ser o desenvolvimento de soluções mais criativas para a companhia. Desse modo, a produtividade também será uma conquista garantida.
5. Custos operacionais reduzidos
As mudanças trazidas pela transformação digital contribuem, diretamente, com a redução dos custos operacionais — a curto, médio e longo prazo.
Evite pensar com resistência sobre esse tipo de investimento. Pois, essa barreira o impede de visualizar e, principalmente, obter todas as vantagens descritas até aqui.
Como preparar sua equipe para a transformação digital
A transformação digital demanda mudanças, principalmente na forma como é feita a gestão de pessoas. Uma delas já foi citada neste artigo: repensar a maneira como sua empresa usa a tecnologia. No entanto, isso não basta.
Preparar sua equipe para essa transformação envolve um reposicionamento cultural e comportamental dentro da organização. Para isso, ações de educação corporativa devem estar alinhadas à criação de uma nova cultura digital.
A tecnologia deve fazer parte da alma do negócio e estar presente desde o onboarding dos novos colaboradores.
Um bom treinamento de integração, por exemplo, gera maior envolvimento entre os profissionais recém-admitidos por sua empresa, acelerando a aderência aos valores e à cultura organizacional.
Esse e outros treinamentos, que fazem parte de um programa de educação corporativa, podem utilizar soluções digitais para acelerar o processo de aprendizagem de seus trabalhadores: e-learning, mobile learning, vídeos, animações, e-books, podcasts, jogos e simulações.
Com a chegada de novos softwares de gestão, seus colaboradores podem ser apresentados e treinados por meio de uma dessas soluções — alimentando a necessidade de aprender continuamente.
A autonomia proporcionada pelas soluções digitais para o programa de educação corporativa é benéfica para a adaptação dos profissionais em relação aos softwares, ferramentas e máquinas inteligentes que utilizarão no dia a dia da companhia.
Preparar sua equipe para essa transformação possibilita ainda o desenvolvimento de líderes, pois um programa de educação corporativa pode implementar e reforçar competências como comunicação transparente, cultura de feedback, delegação de tarefas e outras.
Perceba que a mudança trazida pela transformação digital é uma questão cultural. De certa forma, ela já faz parte do cotidiano das pessoas. Contudo, falta expandi-la para a rotina das empresas e tornar os colaboradores mais capacitados para esta realidade.
Receba em seu e-mail outros artigos deste blog. Basta assinar nossa newsletter abaixo.
Deixar um comentário