TREINAMENTO COMERCIAL SUPERGASBRAS
Em mercados altamente competitivos, como o de distribuição de gás, o bom atendimento de vendas e pós-vendas é essencial. Principalmente, agora, com a economia retomando o crescimento em meio a uma crise mundial, investir em um treinamento comercial é a “carta na manga” da vez.
Um grande diferencial de quem vive esse momento é encontrar o parceiro certo para criar soluções de aprendizagem corporativa sob medida. Treinamentos personalizados, capazes de mostrar os desafios reais dos funcionários, de um jeito convincente e motivador.
No caso da Supergasbras, estamos falando em rotinas que incluem venda recorrente, baseada em consumo mensal, prospecção ativa e o impulsionamento permanente de novos e antigos clientes e revendedores. Somado a isso, o desafio da cobertura nacional.
Foi aí que entramos para inovar os processos de consolidação de uma nova cultura interna, com a criação do treinamento comercial gamificado “Força de Vendas”. É sobre esse game, que é interatividade pura, que viemos falar com você.
A Supergasbras precisa trabalhar diferentes nichos e públicos (os que consomem e os que revendem), sob a mesma lógica de atendimento.
Assim, precisa nivelar seus profissionais do time comercial em todo o Brasil, melhorando a percepção dos clientes sobre a Empresa.
Uma das estratégias definidas para esse desafio foi a criação desse game completo, que traz muito conteúdo prático e situações reais.
Apesar de existirem procedimentos bem consolidados e um software integrado à disposição do time, em formato mobile, ficou claro que era preciso fazer mais.
Para diminuir o lead time dos clientes e ajudar os consultores a ganharem qualidade de atendimento, embarcamos juntos em uma verdadeira transformação digital.
O Game “Força de Vendas” veio para reforçar todas as boas práticas de gestão, tanto para vendas, quanto para consultoria.
E, ao mesmo tempo, para aprofundar o conhecimento prático dos profissionais sobre o uso do software, evidenciando os benefícios de seu uso para evitar as falhas.
INOVAÇÃO E DIGITALIZAÇÃO
O maior desafio desse treinamento comercial foi o de consolidar o uso do formato digital para registrar e acompanhar os processos do dia a dia e ajudar a tornar esse ambiente de trabalho online mais familiar e próximo dos funcionários.
Para o software funcionar bem, a Supergasbras entendeu que precisava investir em estratégias complementares condizentes com a nova cultura interna. Um caminho construído com planejamento e ferramentas efetivas, como esse Game corporativo.
Com a equipe comercial enxergando valor real nos ganhos de seguir os procedimentos dentro do software, metas mais palpáveis foram traçadas.
Uma delas é medir o índice de atendimento às necessidades do cliente, monitorando também os tempos de respostas do time.
E, especialmente, ter todos os profissionais trabalhando de forma padronizada, de norte a sul do país.
Além dos desafios operacionais, sobre os quais vamos falar em seguida, estudamos a fundo o público do nosso Game.
Ele é formado, majoritariamente, por homens com idades entre 20 e 50 anos e variados níveis de formação e tempo de Empresa.
Uma equipe com grande amplitude de perfis, mas com um ponto potencial em comum: disponibilidade para incluir mais tecnologia na rotina de trabalho.
GAME “FORÇA DE VENDAS” SUPERGASBRAS
Juntos, levantamos as principais ocorrências registradas pelos clientes da Supergasbras. Nossa experiência traz a bagagem didática para analisar esses dados e prescrever soluções. E a construção conjunta do material é o que garante os melhores resultados.
Nossa ideia foi partir do errado, mostrando seus desdobramentos negativos, para depois indicar o procedimento certo em cada situação. Mapeamos todos os ambientes e funcionalidades do software, mostrando como o sistema acusa passos mal realizados por meio da simulação de situações reais.
Em seguida, exemplificamos como uma decisão errada impacta, não apenas os clientes, mas em todos os processos de atendimentos e fornecimentos da Empresa.
O game foi produzido para ser jogado dentro do software, pelo celular, de qualquer lugar com acesso à internet.
O tempo médio de jogo é de 20 a 25 minutos, passando por todas as casas de um tabuleiro digital interativo.
Logo no início, apresentamos duas trilhas: Consultor (Venda Direta) e Agente Comercial (Venda Indireta), e o jogador escolhe de acordo com seu perfil de trabalho.
Criamos uma estética única e exclusiva para o Game “Força de Vendas”, com personagens vetoriais inseridos em cenários reais.
Assim, garantimos a conexão das situações simuladas com os ambientes onde elas acontecem, de fato, durante o trabalho.
Ativamos nossa visão sistêmica para mostrar os principais pontos do software, relacionando cada situação do jogo com a melhoria dos processos e resolução dos problemas.
O sistema de pontuação individual dentro do Game de treinamento comercial considera um mínimo de 80% de acertos para aprovação dos jogadores.
Durante o jogo, os profissionais conquistam medalhas que não somam pontos, porém, os incentivam a continuar jogando: produtividade, comprometimento e fidelização.
E a cada novo desafio, equipamos os profissionais com insights sobre planos comerciais internos e ações para alavancar os resultados dos revendedores.
Gostou de conhecer um pouco sobre o Game da Supergasbras? Treinamentos assim são importantes em várias Empresas com perfil semelhante: muitos vendedores, com perfis diversos, em locais diferentes.
Tudo começa no real entendimento das necessidades para, então. desenharmos uma solução personalizada, com as características do seu público. Unindo metodologias de educação com entretenimento, criamos projetos com linguagens e recursos tecnológicos que realmente retém a atenção das pessoas.
Estimular a aprendizagem organizacional com novos recursos é um desafio constante das áreas de T&D. Mas as estratégias de “gamificação” vão além dos objetivos motivacionais. É possível usá-las como ferramentas de gestão de competências e acompanhamento da evolução do seu time.
Conte com a Target!
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