CASE COMPLIANCE EMPRESARIAL: CRIATIVIDADE E CORAGEM
NO CONGRESSO INTEGRIDADE 2018

Nos dias 25 e 26 de Outubro, aconteceu em BH o Congresso Integridade 2018.

Evento promovido anualmente pela Viaetica, em algumas capitais do Brasil.

O Congresso traz diversas atrações e atividades com foco no desenvolvimento dos líderes que estão à frente de programas de ética e conformidade dentro de suas empresas.

A Target foi uma das patrocinadoras do evento, apresentando a inovação através da criatividade e da coragem: ingredientes fundamentais para fazer treinamentos capazes de realmente engajar as pessoas.

Logo no primeiro dia, apresentamos aos participantes o game “Compliance Champions”, propondo um grande campeonato de conhecimentos.

O game foi desenvolvido pela Target, em parceria com a EnneaPlay, especialmente para o Congresso Integridade, para mostrar na prática a experiência de aprendizagem e engajamento por meio da gamificação.

Após fazer o download do App, os participantes já puderam começar a jogar. A experiência do Game inclui desafios, com níveis para evoluir, e medalhas a cada etapa concluída. Um ranking de classificação exibe as pontuações de todos os jogadores, instigando a competitividade entre os participantes.

A funcionalidade “Desafio”, permite convidar um colega para responder as mesmas perguntas em uma prova de fogo.

As questões sobre Compliance Empresarial foram desenvolvidas com base nas experiências da Target nos diversos treinamentos já desenvolvidos sobre o tema.

A cada pergunta, são exibidas 4 alternativas de respostas, com 30 segundos para responder. Quanto menor for tempo for gasto na responda, maior a pontuação recebida.

A cada rodada, formada por 6 perguntas, é possível ainda travar o tempo, pedir ajuda, eliminar uma resposta errada, ou recarregar o tempo.

O algoritmo do Game detecta o que o jogador está errando, e foca nesses erros, até que ele acerte.

Depois, mostra um gráfico de retenção, com perguntas que o jogador errava, e passou a acertar durante o jogo. Também um painel, com as quantidades de questões que cada participante respondeu e horas jogadas.

Foi empolgante acompanhar a interação das pessoas e a forma como se engajaram.

A Isabel Carolina, da MCL Consultoria Jurídica, deixou o seu depoimento:
“Nunca gostei de jogar, mas a forma como a Target elaborou o Game foi super bacana e didática, o que me fez aprender mais sobre o Compliance. E mais: não conseguia parar de jogar! Quero mais jogos e quero vencer!! Obrigada à Target Multimídia e a Viaetica pela grande criatividade.”

A vencedora do “Compliance Champions” no Congresso Integridade, Maria Eduarda Gomes Santana – da Assessoria Compliance Unimed Uberlândia, também falou: “Sim, podem acreditar! Eu venci o Compliance Champions com 34.932 pontos, considerando a dinâmica do game, eu joguei muito.

Dentro do mundo mágico oferecido pela Target Multimídia poderia dizer que passei por três fases importantes, a primeira fase foi da descoberta, de se encantar por uma metodologia de treinamento fantástica, depois fui para a fase do aprendizado, maneira fácil e prática de se aprender novos conceitos.

E por último, o vício, sim, um vício por ganhar, por fazer o melhor e por querer ultrapassar a minha principal concorrente, a querida colega Isabel, que ficou em segundo lugar (risos). Desculpa Isabel, nosso encontro no Congresso foi ótimo, mas foram horas de jogo, dedos dormentes, olhos vidrados, acordando de madrugada para analisar o ranking, tudo para dizer: EU VENCI. Target, obrigada por nos apresentar esta ferramenta fantástica!”

Maria Eduarda, campeã do Compliance Champions, recebendo seu prêmio.

No segundo dia, o nosso CEO, Sérgio Vilhena, falou ao público do Congresso Integridade no do painel “Comunicação e Treinamento”.

Demonstramos com exemplos práticos como a criatividade e coragem são elementos fundamentais para criar soluções inovadoras em treinamentos. Para isso, foram apresentadas algumas das abordagens que estão transformando a forma de desenvolver treinamentos de Compliance Empresarial.

Apresentamos alguns cases de nossos clientes, onde utilizamos soluções como Vídeos Interativos, Microlearning e Gamification

.

Assim, foi possível mostrar que assuntos como Código de Conduta, Política Anticorrupção e Canais de Denúncia, por exemplo, podem ser tratados com abordagens leves e bem humoradas, unindo educação e entretenimento.

Um dos cases que mostramos foi o treinamento “Cultura da Integridade”, da MRV Engenharia. Ele já foi concluído por mais de 6 mil colaboradores e foi incluído na Trilha Institucional da empresa, passando a ser obrigatório para todos os novos colaboradores administrativos do Grupo MRV.

Diversos recursos, como simulações em vídeo interativo, com tramas que apresentam comportamentos irregulares e exigem tomadas de decisão do aluno, além de artes animadas com fluxos e raciocínios que permitem reflexões sobre como antecipar e erradicar condutas negativas.

Ainda no painel “Comunicação e Treinamento”, falaram também a Vívian Andrade, Gerente de Governança, Riscos e Compliance da Unimed-BH, e a Vivian Sueiro, Gerente de Auditoria Interna e Compliance da AACD.

Cada palestrante trouxe suas experiências mais inspiradoras na abordagem das pautas de Compliance em suas empresas.

As áreas de Compliance estão buscando novas formas de desenvolver treinamentos. E a participação da Target em um evento como o Congresso Integridade 2018 deixa claro que esse movimento é real.

Os profissionais da área estão entendendo que transformar conteúdos monótonos em treinamentos interessantes não é algo tão difícil. Para inovar, bastam criatividade e coragem!

Confira o vídeo de cobertura do evento: