Se você está em uma empresa que se preocupa com a capacitação dos profissionais, sinta-se privilegiado. Você trabalha em um local que larga na frente dos concorrentes. Mas, cá entre nós! Se ela ainda não acha importante investir em aprendizagem personalizada e mensurar resultados, pode ser que ela treine só para “cumprir tabela”.
Os treinamentos corporativos têm, entre tantos outros, o objetivo de manter os colaboradores engajados e aumentar a produtividade. Mas, se o assunto e a forma de abordar os conteúdos não fizerem sentido para o público em questão, o investimento irá por água abaixo.
Isso pode acontecer, por exemplo, quando cursos online generalistas são aplicados para cumprir cargas horárias de colaboradores treinados. Além de não atingirem propósito algum, ainda podem deixar a imagem de que a empresa não se preocupa com a aprendizagem de forma efetiva.
Aqui, na Target, passamos longe disso. Colocamos a aprendizagem personalizada como uma das prioridades ao desenvolver projetos de capacitação online. Mas, como e por quê, exatamente, se preocupar com isso?
Primeiro passo: entender as necessidades e expectativas do seu público!
Um cliente é bem diferente do outro. Por isso, antes de pensar em qualquer solução, primeiramente, faça um diagnóstico para entender como aquele treinamento pode falar a língua do colaborador e defina bem seus objetivos.
Isso inclui identificar a melhor linguagem, avaliar a infraestrutura disponível, a melhor didática e a interatividade. Lembre-se: é esse nível de personalização que vai guiar o diálogo entre a empresa e os colaboradores.
Cocriação: duas cabeças sempre pensam melhor do que uma
Se a sua empresa está acostumada a enviar a solicitação e esperar o resultado prontinho, convidamos você a rever essa forma de trabalhar. Por aqui, tudo é feito com muita troca de informação.
A construção colaborativa é fundamental para alinhar a cultura da empresa, reafirmar seu posicionamento, desenvolver as competências necessárias e garantir a capacidade de absorção de cada público.
Apostar em diferentes recursos e técnicas para aumentar o engajamento
A tecnologia impacta diversos setores com soluções inovadoras a cada instante – com os treinamentos corporativos não é diferente.
Os formatos podem ser os mais diversos e-learning, gamification, mobile learning, vídeos e animações, jogos e simulações. O importante é bater as necessidades do público alvo com as necessidades e disponibilidade da empresa.
Neste tópico, também é interessante reforçar a importância de escolher com cuidado o canal de distribuição e de acesso do treinamento em questão. O formato mobile pode flexibilizar a realização das capacitações nos melhores horários e locais para os colaboradores.
Mas, para isso, é fundamental certificar-se de que o conteúdo funcionará de forma eficaz em diferentes dispositivos, não só tecnicamente, como didaticamente falando.
Às vezes, a ideia é incrível e inovadora, mas o público, por exemplo, não tem conhecimento sobre a plataforma ou ainda precisa de conceitos básicos sobre o conteúdo. Talvez você precise rever o seu projeto.
Quais são as vantagens da aprendizagem personalizada?
- Gera pertencimento e faz com que o colaborador perceba que aquele material foi feito exclusivamente para ele e não é mais um “enlatado, empurrado goela abaixo”.
- Permite que os colaboradores definam seus próprios caminhos para o aprendizado e obtenham os resultados que verdadeiramente importam para o seu desenvolvimento.
- Sugere mudança de comportamento no consumo de conteúdo: ao invés da empresa definir o que é importante, os próprios profissionais irão atrás do que faz sentido para eles. Isso ajuda a criar uma CULTURA DE APRENDIZAGEM e ajuda a despertar o interesse genuíno por aquilo que vai ajudá-los a crescer.
Agora que você já tem uma ideia inicial sobre o tipo de aprendizagem personalizada que promovemos e conhece algumas das vantagens que ela pode trazer, chegou a hora de colocar em prática.
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