A participação dos colaboradores no desenvolvimento de treinamentos digitais, desde a criação da estratégia até a produção do conteúdo, aumenta bastante as chances de sucesso na implantação e resultados.

A sensação de pertencimento torna as pessoas divulgadoras e apoiadoras naturais do projeto. Assim, tornam-se exemplos a serem seguidos pelos colegas, aumentando seu poder de influência.

Esse tipo de abordagem colabora também na criação de uma cultura de aprendizagem. E é sobre isso que esse texto fala.

4 formas de envolver sua equipe no desenvolvimento de treinamentos digitais

É importante que todos os setores envolvidos participem da produção e validação, de acordo com a etapa de desenvolvimento do treinamento.

O requisito mais importante, é que a diretoria geral da empresa esteja de acordo com essa forma participativa de condução, pois as pessoas precisarão dedicar tempo a este trabalho de cocriação.

Do planejamento, até a implantação, existem muitas oportunidades de envolvimento que trazem ganhos bem específicos para o treinamento.

1.      Etapa de Planejamento

Convide as gerências de todas as áreas que têm a ver com o tema do treinamento para participarem do briefing de levantamento de necessidades e públicos.

Em treinamentos de integração, por exemplo, é interessante que pelo menos um representante de cada área apresentada no material esteja envolvido.

Isso contribui para abordarmos as especificidades de cada área de forma personalizada, focando recursos nos detalhes mais importantes de cada conteúdo.

2.      Etapa de Conteúdo

Convide as pessoas mais antigas e experientes da empresa, em cada uma das áreas selecionadas, para contribuírem com o desenvolvimento dos tópicos gerais do treinamento.

Peça também o apoio delas para disponibilizar as fontes de consulta que servirão como base para desenvolver as informações.

Geralmente, esses colaboradores guardam informações preciosas que, muitas vezes, não estão registradas em nenhum documento.

Além de tornarem o treinamento mais profundo, essa é uma forma de registrar e não perder informações importantes quando alguém se desliga da empresa, por exemplo.

3.      Etapa de Produção

Convide as pessoas das áreas operacionais, de cada uma das áreas envolvidas, para atuarem ao longo do treinamento, participando de fotos e gravações de vídeos, caso utilizem esses recursos.

Valorize a presença dessas pessoas para demonstrarem como cada atividade deve ser feita.

Assim, elas se tornarão porta vozes na integração de novos funcionários, e referências de conhecimento e qualidade técnica.

4.      Etapa de Implantação

Agora que todas as áreas foram envolvidas, é hora de engajar as pessoas também na etapa de implantação.

Capriche na disponibilização desse conteúdo: faça campanhas de divulgação internas, crie materiais de apoio e distribua em todos os canais da empresa.

Se for possível, crie uma competição saudável entre os colaboradores, com premiações para quem se sair melhor no treinamento. Ferramentas de gamificação podem ajudar de forma criativa nessa etapa.

O segredo é personalizar!

Todo esse processo só é possível quando falamos de treinamentos digitais personalizados, modelo que a Target defende e incentiva ao longo de seus mais de 20 anos de atuação.

Acreditamos que a motivação começa quando as pessoas se identificam com o conteúdo e a forma com que ele é apresentado. E se consolida com a participação ativa dos profissionais nos projetos de ensino.

Vamos fazer diferente? Inspire-se com cases reais de treinamentos de sucesso produzidos por aqui. E acompanhe as nossas novidades nas redes sociais!

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