Fórmula de Bhaskara, respiração celular, tabela periódica. Apesar de a maioria das pessoas ter passado por esses conceitos durante a escola, pouquíssimos ainda se lembram como aplicá-los. Agora, imagine como seria se esses aprendizados fossem feitos com Games Educativos?
Verdade seja dita: está tudo bem não lembrar de certos conteúdos aprendidos durante a formação escolar, que não usamos na nossa vida adulta. Porém, quando se trata de educação corporativa, o cenário é um pouco diferente.
No contexto empresarial, o armazenamento cognitivo do conhecimento desempenha um papel crucial, possibilitando a aplicação prática das habilidades e informações obtidas durante os treinamentos no ambiente de trabalho. Assim, a proximidade entre aprendizagem e prática facilita a absorção eficaz das informações nesse contexto.
Neste artigo, falaremos sobre desafios e oportunidades para favorecer a aprendizagem cognitiva. E mostraremos como os Games Corporativos são soluções eficientes para transformar o aprendizado em experiência.
Metodologias inovadoras para a aprendizagem ativa
A capacidade de reter cognitivamente um assunto está relacionada com as estratégias de ensino aplicadas.
Métodos que envolvem a participação dos colaboradores, a aplicação prática do conhecimento e o uso de diferentes mídias, contribuem para uma aprendizagem mais efetiva.
Soluções dinâmicas, lúdicas e imersivas ajudam a quebrar barreiras e resistências diante do aprendizado corporativo.
O primeiro passo, é entender o seu público, suas as principais dores, necessidades e expectativas.
Para colaboradores com funções de liderança, por exemplo, o NanoLearning e suas pílulas de conhecimento podem ser uma ótima alternativa em função da praticidade e rápida disponibilidade.
Para a Geração Z, vale apostar em vídeos e desafios com habilidades cruzadas, que trazem ótimos resultados.
Enquanto o Edutainment pode ser aplicado para ativar o envolvimento, interação e imersão para todas as faixas etárias e níveis de formação.
Games educativos: transformando a experiência em aprendizagem
Os Games Educativos estão no topo da vanguarda do ensino corporativo e têm agradado a diferentes públicos dentro das empresas.
A chave desse sucesso é a experiência imersiva que eles proporcionam.
Muito mais do que serem submetidas a um conteúdo, as pessoas são convidadas a vivenciar jornadas dinâmicas, que se conectam com a sua rotina no trabalho.
Em geral, os Games criam situações e questões hipotéticas para que os colaboradores tomem decisões. E, dessa forma, as próprias respostas ajudam a construir o conhecimento.
Por conta da autonomia e dinamismo proporcionados, a assimilação do conteúdo soma forças e potencializa a fixação de conteúdos entregues em treinamentos prévios.
Além disso, existem outras razões que tornam os Games ideais para a retenção do conteúdo:
Engajamento e motivação
O fator lúdico e desafiador dos games estimula a participação ativa e voluntária, mantendo o interesse do jogador por períodos mais longos.
Esse engajamento prolongado contribui para a retenção do assunto tratado, pois as pessoas estão mais propensas a lembrar de informações aprendidas de forma interessante e prazerosa.
Experiência prática
A aplicação prática do conteúdo é um método eficaz para reforçar a fixação, pois os jogadores aprendem fazendo, fortalecendo a conexão entre o conhecimento teórico e sua utilização real.
Feedback imediato
O retorno instantâneo permite que as pessoas corrijam erros, reforcem comportamentos corretos e compreendam rapidamente as consequências de suas ações.
Adaptação ao ritmo do jogador
Os desafios e as atividades são ajustados conforme o desempenho individual, através de fases e níveis, proporcionando um ambiente de aprendizado personalizado.
A adaptação favorece a assimilação gradual do conhecimento, promovendo uma memorização mais duradoura.
Elementos sociais
Os Games Educativos permitem incorporar elementos sociais, como competições ou colaborações entre jogadores.
A interação social aumenta a motivação e o comprometimento, que favorece a retenção cognitiva por meio da troca de experiências e discussões.
Integrando os Games Educativos nas estratégias de educação corporativa
Há alguns passos importantes para integrar os Games na estratégia de T&D.
Para começar, é preciso definir o objetivo do treinamento e, depois, quais técnicas e habilidades devem ser desenvolvidas.
Para uma experiência gamificada completa, precisamos estabelecer um desafio central, definir regras claras, elaborar um sistema de recompensas e de acompanhamento dos resultados e da evolução para os próximos níveis.
Para iniciar este processo temos uma ótima opção aqui na Target. Uma solução rápida, completa e personalizada.
Um Game Corporativo com identidade visual e conteúdo customizável, desenvolvido para treinar de forma eficiente diferentes tipos de conteúdos e habilidades.
Jogue gratuitamente agora mesmo e experimente todas as funcionalidades.
Deixar um comentário