Os indicadores de sustentabilidade das empresas influenciam cada vez mais as escolhas dos investidores. O conceito de entrega de valor vem mudando junto com as novas demandas do nosso planeta. Por isso, hoje, saber o que é ESG – e como contribuir com suas metas – é um requisito para todos: gestores, colaboradores e acionistas.

Talvez você não conheça o termo em si, mas, provavelmente, sua empresa já tem algumas ações voltadas para ESG. Elas podem estar em campanhas, treinamentos ou iniciativas relacionadas à sustentabilidade, condutas e compliance, responsabilidade social, entre outros temas de interesse geral da sociedade.

E uma coisa é certa: quanto mais os colaboradores estão alinhados com as premissas e práticas de ESG, mais a empresa se aproxima de seus objetivos. Afinal, o grande poder de transformação está nas pessoas e na cultura organizacional interna.


O que é ESG?

De forma simples, a tradução literal da sigla ESG (Enviromental, Social and Governance) é Responsabilidade Ambiental, Social e Governança Corporativa. Ela foi criada pelo Pacto Global da ONU, em parceria com o Banco Mundial, em uma publicação chamada “Who Cares Win” (ou “Ganha Quem se Importa”).

A publicação reúne os esforços nos quais uma organização deve investir para reduzir os impactos negativos de suas operações em todos os níveis e esferas. E assim, indica novos caminhos para crescer de forma sustentável.

Quando falamos na letra E, de Enviromental, uma das grandes metas está relacionada à redução da emissão de carbono. Também pontua alto economias de água e energia, programas de economia circular, diminuição de resíduos, entre outras ações voltadas para negócios específicos.

Em relação ao S, de Social, os investimentos mais relevantes são voltados para a educação e saúde, com ações inclusivas abertas para as comunidades onde a empresa está presente. Dessa forma, os temas devem ter relação direta com a atividade do negócio e contribuir para o desenvolvimento das pessoas.

O G, de Governance, normalmente envolve inciativas relacionadas com a forma de ser e fazer da empresa. Isso inclui compliance, leis e regulamentações. E tudo que diz respeito a uma relação de transparência e confiabilidade da empresa com todas as partes, as interessadas e as impactadas.


Qual é a importância do ESG?

A lista é longa! Até porquê nem sempre é simples mensurar a quantidade de pessoas contempladas quando uma organização se importa de verdade em colocar em prática o que é ESG.

Atitudes positivas elevam a imagem da empresa perante a sociedade. Somada aos números de resultados, essa percepção estimula os investidores a projetarem orçamentos maiores. Porque consideram que a organização tem expectativa de crescimento de longo prazo.

Para os colaboradores, isso impacta em uma outra sigla, muito conhecida pelas áreas de Treinamento & Desenvolvimento: EVP (Employee Value Proposition). Esse indicador faz parte da estratégia de valor e experiências positivas entregues para quem faz parte da empresa.

Já para a comunidade, os ganhos do ESG são entregues por meio dos projetos sociais, desenvolvimento de infraestrutura e cuidados com o meio ambiente. Assim, as pessoas recebem benefícios, sem trabalhar diretamente nas organizações.

 

Qual é a relação entre o ESG e a Educação Corporativa?

Disseminar o conhecimento sobre o que é ESG é fundamental  e as empresas tendem a investir mais nessa estratégia. Dessa forma, os treinamentos e práticas sobre ações pró sustentabilidade são a nova base para transformar conceitos e aspirações em números positivos concretos.

Por isso, a dica é planejar formas inteligentes para entregar cada objetivo de ESG aos colaboradores, assim como disponibilizar ferramentas que facilitem sua adesão e engajamento diante das ações propostas.

Essa necessidade de mercado contribui para o desenvolvimento das Edtechs e do Learning Experience, colocando novas tecnologias a serviço da aprendizagem corporativa.  E assim, a cadeia de benefícios é ampliada ainda mais.

didática, metodologias de ensino e recursos para trabalhar ESG devem considerar o ponto de maturidade da empresa.  Plataformas gamificadas, por exemplo, onde os profissionais podem competir e concorrer a prêmios, estão em alta!

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