Conheça nossos segredos para ajudar os profissionais a se desenvolverem
Comece contando pra gente qual é o seu desafio. Nosso primeiro passo é ouvir você, para juntos revolucionarmos a Educação Corporativa na sua Empresa. A Target atua de ponta a ponta para entregar soluções educacionais que fazem sentido diante das necessidades atuais da sua equipe.
Por isso, o diagnóstico é a nossa arma de ouro! Ele serve para investigar esse desafio e exige que a gente olhe para dentro. Vamos querer saber quem são as pessoas e as operações principais da sua Empresa. Entender onde você está, aonde quer chegar, para então sugerir por onde começar.
Topa essa missão? Hoje vamos mostrar como isso nos faz implementar processos de aprendizagem que ajudam de verdade os profissionais a se desenvolverem. Continue acompanhando para conhecer alguns dos nossos segredos mais preciosos.
Acredite, a escuta faz milagres!
Por favor, nos mostre tudo o que vocês já fazem para passar instruções, para ensinar atividades ou transmitir conceitos. Junte os materiais internos usados para falar sobre como proceder diante das situações mais importantes. Vale mandar cartaz, PPT, PDF, vídeo, POP, cartilha, treinamento, tudo o que vocês usarem.
Se puder, nos conte quem são as pessoas responsáveis por multiplicar essas informações dentro da empresa e como elas trabalham. Deixe a gente conhecer os perfis das lideranças dos setores que têm a ver com o desafio que te fez procurar um parceiro de Educação Corporativa.
É a análise desse cenário que nos permite desenhar soluções educacionais bem contextualizadas. Diagnosticar é fundamental para traçar os principais objetivos, perfis dos públicos, comportamentos críticos, competências e comportamentos a serem desenvolvidos e resultados esperados em cada ação.
Pesquisa direcionada: a arte de procurar nos lugares certos.
Depois disso, nós já saberemos, com certeza, de onde virão as mensagens que o público da ação precisa receber. Sejam elas partes de um processo, setor ou equipe, nós sentaremos para conversar de perto com os especialistas de cada tema.
As visitas técnicas, em campo, também favorecem essa pesquisa. Conhecer os ambientes da sua Empresa onde nosso público trabalha ajuda na hora de passar a realidade dos desafios. E assim, podemos desenhar conteúdos com linguagem fácil e identificação imediata.
Junto com esses profissionais, coletamos outros materiais complementares já usados para ensinar tarefas específicas do dia a dia ou exemplificar com “fatos reais” conceitos abstratos.
Essa fase inicial de pesquisa serve para detalhar a estrutura geral do conteúdo e criar um cronograma de desenvolvimento de datas e responsáveis. É o momento ideal para identificar as pessoas mais indicadas para acompanhar o projeto, como e quando elas deverão colaborar.
Adiante com didática, metodologias e recursos.
Antes de mostrar como costuramos tudo, vamos lhe contar mais uma coisa sobre a Target: somos um time multidisciplinar, formado por profissionais de longa estrada, que estão juntos há muitos anos trabalhando sempre dentro de grandes empresas, com operações de norte a sul do Brasil.
Essa bagagem de muitos quilômetros e desafios aguçou o nosso poder de análise. Durante as etapas anteriores, já teremos enxergado as ferramentas para um maior engajamento dos públicos e maior potencial para conseguirmos as mudanças comportamentais necessárias.
Desde o primeiro momento, quando começamos a pensar nas soluções educacionais mais adequadas para a sua necessidade, já estaremos visualizando os métodos mais adequados, metodologias e recursos tecnológicos. Eles são pilares fundamentais, que inclusive sempre vale revisitar. Vejamos:
Métodos didáticos
As ações e metas que vamos apresentar aos multiplicadores internos do conhecimento: são as bases para organizar quais serão as atividades de ensino e tempo investido em cada fase do treinamento para transmitir conteúdos em etapas.
Metodologias de ensino
O conjunto de práticas e estratégias para entregar os conteúdos para as pessoas, cobrindo todas as etapas de aprendizagem: compreender, interpretar, interagir e contribuir com informações. Elas serão sustentadas pelo uso combinado de uma diversidade de recursos didáticos e audiovisuais.
Recursos didáticos e audiovisuais
São as ferramentas tecnológicas em si. Tudo o quê os multiplicadores e aprendizes utilizarão, na prática, durante a participação nos treinamentos aplicados: jogos, simulações, vídeos, animações, games, pílulas de conhecimento, podcasts, lives, geolocalizações, áudios e muito mais.
Por isso, os recursos vêm por último. Não basta que eles sejam criativos e inovadores. Devem estar a serviço dos métodos e metodologias estabelecidos para o público e conteúdo em questão.
Desenhando soluções educacionais completas.
Como abordar assuntos profundos, e muitas vezes extensos, de forma leve e intuitiva? Cruzar tópicos e distribuir recursos com sabedoria é uma das chaves para isso! E colocar os aprendizes sempre no centro do processo, com espaços para trocas, ações e interações.
Assim, para consolidar uma experiência de aprendizagem completa, partimos sempre de um StoryBoard detalhado. Ele é um manual que explica todos os esquemas interativos, momentos chave, passos de navegação, textos, áudios, estímulos e imagens do projeto.
Organizamos toda a dinâmica, tempos, personagens, vozes, elementos, tecnologias aplicadas, pontos de atenção, contextos de entrega e recepção de dados. E apresentamos a narrativa geral, mostrando cada tópico da história que o treinamento vai contar.
Depois disso, partimos para a Programação de Identidade Visual (PIV) da solução em questão. Essa é uma de nossas armas poderosas para proporcionar o aprendizado visual, instantâneo e acelerado. É assim que damos vida e movimento a cada solução.
Construção conjunta do conhecimento.
Contando histórias ou ilustrando situações, nossa missão é tornar o aprendizado mais agradável e prazeroso dentro das empresas. Sejam regras ou normas, tudo precisa ser criativo e instigante.
Acreditamos que a motivação começa quando as pessoas se identificam com o conteúdo e a forma com que é apresentado. E se consolida com a participação ativa dos profissionais nos projetos de ensino.
Por isso, trabalhamos em um processo de cocriação de conteúdos totalmente personalizados, sejam técnicos ou institucionais, a fim de produzir um resultado mutuamente valorizado.
Bom, acho que até aqui já temos trabalho demais e uma boa introdução de como tudo funciona na prática. Quer saber mais? CLIQUE AQUI para ver Cases de soluções educacionais desenvolvidas pela Target!
Deixar um comentário