Uma experiência de imersão fantástica!
A CBA apresenta seu fluxo produtivo em grande estilo: Vídeo de Realidade Virtual em 3D
No final de 2020, a CBA – Companhia Brasileira de Alumínio realizou seu evento anual para stakeholders de forma 100% online, pela primeira vez. Um acontecimento historicamente presencial foi completamente adaptado para ser digital.
Em meio aos muitos desafios dessa missão, surgiu esse vídeo de Realidade Virtual em 3D, super bacana, sobre o qual viemos contar um pouco para você. A proposta era levar os convidados a campo para conhecer a realidade do processo da bauxita, sem levantar da cadeira. O resultado foi uma experiência fantástica, capaz de despertar sensações e compreensões, até mais profundas, que em uma visita real.
O DESAFIO
Em um projeto como esse, os maiores desafios costumam ser os de retratar com fidelidade os equipamentos e materiais do segmento industrial.
Mas, nesse trabalho, tivemos um outro fator de peso: correr contra o tempo. Um prazo extremamente curto para entregar o material perfeito para um grande evento.
Foram apenas 15 dias de produção para conceber o vídeo inteiro: roteiro, storyboard, reuniões técnicas, modelagens, animações e renderes.
No final, apenas uma palavra: satisfação! A nossa e a do cliente, claro.
A Fernanda Bolzan, Gerente de Comunicação Corporativa da CBA, fala um pouco sobre esse trabalho: “A Target foi capaz de viabilizar, com grande qualidade e em tempo recorde, uma demanda complexa que tínhamos: fazer um vídeo em realidade virtual do processo produtivo do alumínio – desde a lavra da bauxita até a transformação de produtos – na ótica em primeira pessoa. Ou seja, é como se cada pessoa que estivesse com os óculos VR pudesse passar pelo processo produtivo como se fosse a bauxita. Ficamos muito satisfeitos com o resultado, porque trouxe uma realidade em termos de experiência não possível de outra forma. Além disso, acreditamos que quanto mais os nossos empregados e stakeholders externos puderem ter experiências em relação a nossa marca, mais engajamento e percepção de valor são gerados!”
O objetivo do vídeo de Realidade Virtual em 3D foi fazer com que o público conhecesse mais a fundo o processo que dá origem ao produto final, acabado, que ele utiliza no dia a dia.
Para isso, foi escolhida uma chapa de aço aplicada em pisos de ônibus como protagonista, em sua “fase adulta”, digamos. Mas a história foi contada desde a sua “infância”!
Reconstruímos todo o percurso da bauxita, desde a extração na mina, passando pela ferrovia, até chegar na usina e passar pelas etapas completas de transformação.
Tudo visto da perspectiva do material, personagem principal, que ganha a imaginação de cada pessoa que assiste e interage com o vídeo. Durante a viagem, é possível olhar para todos os lados, tendo uma dimensão real do fluxo.
A arte de dar vida aos objetos:
Os processos de modelagens em 3D foram facilitados pelo nosso relacionamento de longa data com a CBA.
Considerando o prazo curtíssimo, partimos de alguns elementos que já haviam sido modelados para outros projetos da empresa, como trens, vagões e viradores.
Esse conhecimento e experiência tornam o processo muito assertivo. Pelo fato de conhecermos as plantas de perto e, inclusive, já termos feito outras maquetes em 3D.
Em um projeto como esse, qualquer minuto perdido impacta totalmente no prazo e na expectativa do cliente. Então, precisamos trabalhar sem margens para erros.
Além dos equipamentos e materiais, caprichamos nas paisagens ao redor para trazer realidade ao cenário: céu e vegetação bem vivos durante o percurso na composição.
Dentro da usina, as dimensões de profundidade das plantas foram mantidas à risca.
O fato de já termos também muitas imagens da empresa, em foto e vídeo, é outro elemento que contribuiu muito para essa fidelidade.
É possível consultar as referências reais a todo momento, por várias perspectivas e isso foi fundamental para acelerar a produção.
Arte, volume e ação!
As animações desse vídeo de Realidade Virtual em 3D foram muito bem orquestradas. O ritmo certo da composição, a velocidade real da esteira e a densidade do material ao mergulhar em líquidos. Tudo cronometrado para passar sensações reais.
Durante o processo de produção, fomos extraindo renderes por trechos para que os técnicos da CBA pudessem validar. Um trabalho atento e preciso, a quatro mãos, com pequenos ajustes cruciais.
Foram muitas etapas de validações de um material pesado, em termos de render e de processamento. Mais um desafio frente ao tempo curto.
Som: um toque de magia.
Sim, você se sente a própria bauxita! Isso se deve, em muito, aos recursos de áudio que foram cuidadosamente “costurados” ao longo do vídeo.
Cada movimento do processo é acompanhado por seu som original. O material se deslocando pela esteira, caindo nos tanques de processos químicos, passando pelo calor do forno elétrico, sendo transformado em alumínio e depois moldado para virar bobina.
Cada passo é acompanhado por estímulos auditivos fiéis à realidade. Eles são fundamentais para despertar sensações de proximidade e ambiência.
Estamos falando de um projeto que tem como objetivo a imersão total do público no processo. São pessoas que não conhecem a fundo o produto final. Apenas usufruem dele.
Contar essa história em tão pouco tempo, de uma forma subjetiva, mas com realidade e convencimento, só foi possível graças à união dos nossos dois times: Target e CBA.
A paciência e confiança durante todo o processo são elementos que tornam esse desenvolvimento harmônico e fluido, apesar das pressões de prazo.
Chegou a hora de você ver esse vídeo com seus próprios olhos.
Caso não tenha os óculos 3D, você pode interagir com o mouse ou com o dedo no celular.
Arraste para todos os lados, mas tome cuidado com as altas temperaturas!
Quando você não pode errar, precisa contar com o parceiro certo. É justamente essa parceria de confiança para realizar projetos inovadores e desafiadores, que nos deixa cheios de energia para fazer grandes entregas.
Esse é, com certeza, um dos fatores que mantém a longevidade do nosso relacionamento com os clientes. Eles sabem que podem contar com a Target, tanto para os desafios relacionados a prazo, quanto em termos complexidade técnica.
Fale com a gente, podemos transformar seus materiais em uma experiência fantástica como essa!
Deixar um comentário