Métodos de microlearning no onboarding podem apresentar aos novos colaboradores como e porque suas funções são relevantes para a organização. Eles auxiliam esses processos por meio do compartilhamento de informações em doses menores, para evitar sobrecarga.
Como o onboarding busca imergir esses profissionais na cultura da empresa, o microlearning funciona como um complemento ideal, pois contribui diretamente para a ambientação por meio de pequenos estímulos que geram confiança.
O microlearning também pode abrir portas para que seja estabelecida uma relação forte e duradoura entre empresa e colaboradores por meio da cultura do feedback — que pode ser mais frequente e pontual.
Listamos 12 motivos para implementar microlearning no onboarding e você pode conhecê-los a seguir.
1. Rápido para produzir
Essa forma de ensino de curta duração é mais fácil e rápida de produzir, pois geralmente é focada em um único objetivo. Os conteúdos são pequenos e explicam termos, conceitos e práticas em poucos minutos.
Há todo o trabalho da equipe que produz o conteúdo, mas como é mais enxuto, acaba sendo feito com mais rapidez — algo importante para o onboarding, que tem necessidades que devem ser supridas o quanto antes.
2. Produção sob demanda
Como é mais rápido e fácil de produzir, o conteúdo de microlearning no onboarding atende bem demandas pontuais. Qualquer área ou departamento pode solicitar conteúdos focados em determinados assuntos.
Com a praticidade da produção, os materiais e treinamentos de microlearning podem ser personalizados e adaptados às diferentes realidades e necessidades que existem na organização.
3. Agilidade na aprendizagem
O microlearning no onboarding oferece ainda agilidade nos processos de aprendizagem, pois seus conteúdos são compactos e de fácil compreensão. Em vez de entregar um calhamaço de textos ou mesmo vídeos longos e cansativos, as informações podem ser liberadas em pílulas de aprendizagem de fácil absorção.
Para o novo colaborador, isso é importantíssimo. Ele se encontra em um ambiente desconhecido e está preocupado em demonstrar sua eficiência. Logo, conteúdos fáceis de serem absorvidos geram autoconfiança e agilizam o aprendizado.
4. Resultados imediatos
Pequenas lições de microlearning no onboarding surtem resultados imediatos, pois são facilmente aplicáveis. Um conceito curto pode ser apresentado, entendido e convertido em ação em pouquíssimo tempo.
Outro ponto positivo é a facilidade que esse tipo de aprendizagem tem em relação ao compartilhamento com colegas de trabalho. Eles são mais fáceis de serem passados adiante, estimulando a troca de conhecimento e a formação de multiplicadores.
5. Fácil segmentação
Destacamos ainda a fácil segmentação que o microlearning no onboarding possui. Uma vez que seu objetivo está bem especificado, torna-se mais prático direcioná-lo para um público bem determinado e que possui características únicas.
Esse tipo de método é diferente de treinamentos generalistas, pensados em todos os colaboradores da organização. Logo, ficam mais evidentes nos materiais de microlearning aspectos como o tom de voz, essencial para o fácil entendimento.
6. Conteúdo sempre atualizado
Vivemos em uma era digital, na qual as surgem informações a todo instante e, em relação às existentes, ocorrem transformações. Isso gera a necessidade de adquirir conteúdo sempre atualizado — uma demanda que o microlearning supre.
A rapidez com a qual os conteúdos podem ser produzidos contribui com a constante atualização. Torna-se mais fácil, para as empresas, manterem seus treinamentos de onboarding sempre condizentes com a realidade.
Conteúdos atualizados influenciam positivamente na capacidade de adaptação dos novos colaboradores à organização. Eles aprendem as práticas mais recentes e, rapidamente, estão aptos a entregar o resultado esperado.
7. Aumento na produtividade
O microlearning no onboarding promove alto impacto nos resultados de todos. Do ponto de vista do novo colaborador, ele recebe o treinamento adequado para iniciar suas atividades de modo alinhado com o que a corporação espera.
Por outro lado, sob a ótica da área de Recursos Humanos, você atingirá objetivos de modo mais rápido e com grande destaque dentro da empresa. Trata-se de um esforço que tende a ser reconhecido, pois apresenta resultados imediatos.
8. Desenvolve competências e habilidades
Em vez de esperar alguns meses de atuação do novo colaborador para direcioná-lo para o desenvolvimento de competências e habilidades, isso pode ser iniciado durante o onboarding, por meio de ações de microlearning.
Os treinamentos mais curtos podem evidenciar as competências e habilidades requeridas para que cada profissional busque o desenvolvimento desde o início. Elas podem ser apresentadas de forma direta, deixando claro o que a organização espera de cada indivíduo.
9. Alta disponibilidade
O formato microlearning possui alta disponibilidade, pois permite que o trabalhador acesse o treinamento no momento que precisa da informação — sem a necessidade de passar por um conteúdo extenso.
Para o colaborador que acabou de chegar na companhia, o microlearning no onboarding é uma ferramenta altamente eficiente, pois ajuda a sanar dúvidas de maneira independente e responsável.
10. Personalização do microlearning no onboarding
Os treinamentos de microlearning possuem informações específicas e direcionadas que facilitam o processo de personalização. Conteúdos feitos sob medida é uma vantagem que contribui com seu diferencial competitivo, pois atendem diferentes necessidades.
Diante de um mercado cada vez mais dinâmico e que muda com facilidade, a velocidade com a qual sua organização consegue tratar necessidades pontuais revela o nível de capacidade para atender o público e enfrentar os concorrentes.
11. Variada oferta de formatos
Vídeos, animações, infográficos, podcasts, games e pequenas simulações são apenas alguns dos formatos de microlearning no onboarding. Essa variedade de tipos de treinamento favorece o engajamento das pessoas e a assimilação de informações.
Cada formato pode ser utilizado em um momento específico do onboarding, como o primeiro dia, no qual o novo colaborador conhece as dependências da empresa e é apresentado aos colegas e primeiros processos.
12. Redução de custos
Todos os motivos citados até aqui culminam neste: a redução de custos. Sua empresa capacita mais rapidamente os novos colaboradores por meio do microlearning no onboarding e, em troca, obtém maior produtividade e engajamento.
Ou seja, esses profissionais se sentem mais autoconfiantes e preparados, reduzindo a possibilidade de haver insatisfações — que a curto e médio prazo, se transformam em absenteísmo e rotatividade.
O microlearning no onboarding deve ser utilizado para complementar seu programa de educação corporativa, criando um acervo de informações importantes que podem ser consultadas a todo instante.
Mas não é porque esse formato é pequeno e rápido de produzir que você deve deixar de lado seu planejamento. Estabeleça objetivos e defina o que quer alcançar. E conte com um parceiro com conhecimento na área para auxiliá-lo.
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