Programas de treinamento e desenvolvimento em empresas têm um papel essencial na qualificação de cada profissional, pois contribuem positivamente para os resultados desejados. No entanto, nem todos são capazes de gerar envolvimento.
Treinamentos monótonos e infantilizados não despertam o interesse das pessoas, pois trazem mais do mesmo. Engajar colaboradores requer materiais interativos e conteúdo criativo — duas possibilidades alinhadas com o que a tecnologia pode oferecer.
E-learning, vídeos, animações, podcasts, jogos e simulações são alguns dos formatos que podem ser aplicados na capacitação e desenvolvimento de colaboradores.
Entenda quais são as vantagens de realizar treinamentos com esses formatos vivos e atualizados, e saiba o que sua empresa pode ganhar.
1. Transmite informações de forma dinâmica e eficiente
Materiais que geram envolvimento são mais eficientes na transmissão de informações, pois fazem isso de maneira dinâmica. Eles despertam atenção, pois são mais modernos e interessantes.
Outro aspecto importante é que o conteúdo de formatos vivos pode ser desenvolvido a partir de técnicas como o storytelling, valorizando a narrativa para que a informação seja absorvida de maneira positivamente impactante.
2. Integra o colaborador à cultura da empresa
O modo envolvente como as informações são transmitidas em treinamentos personalizados e com formatos inovadores, também é capaz de acelerar a integração do colaborador à cultura organizacional.
Em vez de compartilhar valores, propósitos e missões apenas no site da empresa ou no mural de avisos, eles podem ser incutidos em mensagens e exemplos práticos dentro dos treinamentos — facilitando a assimilação.
3. Muda ou molda atitudes
Pessoas mudam ou moldam suas atitudes quando se convencem de que precisam disso para alcançar uma vida melhor — dentro ou fora do ambiente profissional. Para isso, torna-se mais fácil conduzir do que obrigar.
Instituir novas atitudes na organização sem explicar quais são os objetivos é uma tarefa desafiadora. Porém, apresentá-las de uma forma dinâmica, em materiais vivos, ajuda na condução de cada indivíduo para que se convençam de que terão ganhos imediatos.
4. Desenvolve habilidades e competências
O desenvolvimento de habilidades e competências também tem a ganhar quando o colaborador é envolvido durante o treinamento, pois ele se encontra no estado de fluxo.
Esse estado mental ocorre quando alguém está imerso no que faz, em pleno envolvimento com o processo da atividade, como se não houvesse esforço para tal.
Crianças, por exemplo, vivenciam o estado de fluxo quando aprendem brincando. E seus colaboradores podem desenvolver habilidades e competências com a ajuda de materiais que envolvem e geram engajamento.
5. Capacita quem será remanejado
Remanejamentos nem sempre são fáceis. Em alguns casos, vêm do desejo dos colaboradores; em outros, trata-se de uma decisão da corporação.
Independentemente da situação, quem será remanejado precisa de capacitação. Por esse motivo, faz-se necessário promover treinamentos que geram envolvimento com os profissionais que mudarão de área.
Como são mais fáceis de assimilar, deixam esses colaboradores mais confiantes para a mudança que está por vir.
6. Prepara pessoas para a transformação digital
Treinamentos interativos são feitos com o melhor que a tecnologia oferece na atualidade. Muitos de seus recursos fazem parte do dia a dia dos profissionais, mas em casa.
A transformação digital é um caminho obrigatório e sem volta para as empresas, que precisam ferramentas mais modernas e atualizadas. Seus treinamentos podem apresentá-las aos colaboradores de modo fácil e prático.
7. Gera automotivação no colaborador
Note que o treinamento a partir de materiais vivos e interativos tem a capacidade de conduzir o colaborador para diversos objetivos.
Esse é o passo necessário para gerar automotivação, pois é algo que vem de dentro de cada pessoa — assim como o desejo de mudar ou moldar uma atitude.
8. Estimula o espírito de liderança
Ninguém nasce líder. O contexto no qual cada indivíduo encontra-se inserido pode despertar ou não o espírito de liderança.
Se os seus treinamentos têm o poder de desenvolver competências e habilidades, torna-se possível preparar líderes e criar um plano de sucessão para os cargos mais estratégicos da organização.
9. Otimiza a comunicação organizacional
Os meios e estratégias utilizadas por sua empresa para se comunicar com o público — interno ou externo — podem ser otimizadas a partir de materiais vivos e interativos de treinamentos e programas de capacitação.
Esses recursos podem ter um tom de voz mais adequado para que os colaboradores entendam o que a organização quer dizer e, desse modo, transmitir com clareza cada valor, propósito ou missão em suas mensagens.
10. Melhora o relacionamento interpessoal
O alto envolvimento dos colaboradores com seus treinamentos gera, além da automotivação, mais confiança nas ações e capacidades individuais.
Isso ajuda a quebrar algumas barreiras que impedem o relacionamento interpessoal. Mesmo tendo a consciência acerca do próprio potencial, os profissionais enxergarão em seus pares e colegas o complemento que precisam para alcançar os objetivos organizacionais.
11. Promove a integração entre áreas
A consequência da melhora no relacionamento interpessoal é vista com bastante clareza na integração entre as áreas. Em vez de competirem, elas realizarão parcerias em trabalhos conjuntos para resultados melhores.
Novas tecnologias também estimulam essa integração, pois permitem o cruzamento de dados com mais facilidade para obter insights e tomar decisões. Pode-se ver, por exemplo, como duas áreas se complementam e realizam ações mais efetivas do que se estivessem isoladas.
12. Cria um ambiente dinâmico e colaborativo
Esse é o desejo de qualquer empresa. Cada indivíduo tem seus objetivos, necessidades e expectativas, entretanto, dentro de uma organização, deve priorizar o foco do negócio.
Como são automotivados, confiantes e capacitados, direcionarão todos os esforços para o que a empresa necessita — fortalecendo esse importante diferencial competitivo.
13. Gera envolvimento e engajamento
Observe que todos os benefícios dos treinamentos interativos que envolvem o colaborador, conduzem-no para o engajamento.
Engajar tem a ver com o compromisso emocional que cada indivíduo tem com a organização e seus objetivos. Sem envolvimento, isso não se torna tangível.
14. Reduz custos e aumenta a produtividade
Na ponta de todas essas vantagens, está a redução de custos com contratação e retenção de talentos, pois sua marca empregadora se fortalece. Os colaboradores também estarão mais produtivos, outro benefício que reduz despesas.
O envolvimento do trabalhador durante qualquer treinamento é fundamental para que as vantagens citadas sejam atingidas. Desse modo, sua organização contribuirá com outro aspecto importante: a experiência do colaborador.
Baixe o e-book Employee Experience para aprofundar seu conhecimento sobre o assunto e ver as ações necessárias para obter resultados surpreendentes com sua equipe.
Deixar um comentário