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Treinamento personalizado: será que é caro?

“Quanto custa um treinamento totalmente personalizado?”  Essa pergunta permeia a mente de muitos leitores do nosso blog, por isso, resolvemos falar um pouco mais sobre esse tal “custo”.

Como para qualquer outro serviço, o custo de um treinamento corporativo pode ser uma barreira ou uma oportunidade de parceria. Ou seja, ele costuma ser um fator determinante na hora da contratação de um fornecedor.

No entanto, é preciso lembrar que não estamos falando de um commodity da China. Educação corporativa diz respeito a demandas, soluções exclusivas, metodologias, conhecimento e tecnologia.

Por isso, treinamento é mais sobre resultado do que sobre custo. Desculpem, mas não adianta pensar tanto em custo, se o treinamento não for eficaz e eficiente para sua equipe e para seu negócio. 

A fim de explorar melhor o assunto, criamos este artigo, onde vamos tentar entender melhor sobre custo de treinamento antes de respondermos à pergunta que introduziu o texto. Vamos lá!

Como saber se o custo do treinamento vale a pena

Já faz algum tempo que o mercado de treinamento corporativo tem sido impactado pela transformação digital. Enquanto melhoram as tecnologias e os recursos de aprendizagem, há também uma corrida por mais investimento. Segundo artigo do Josh Bersin, já foram investidos mais de US$ 200 bilhões em treinamento corporativo no mundo, nos últimos anos.

Um exemplo de empresa que está investindo alto em treinamento é a Amazon, que anunciou recentemente o gasto de US$ 700 milhões para treinar 100 mil funcionários e realocá-los em cargos mais qualificados. Até o momento, o programa da empresa resultou em um aumento de 400% em postos mais qualificados.

Bem, definitivamente, a necessidade de investimento em treinamento corporativo personalizado só cresce. Por isso, não podemos ignorar os custos, principalmente para garantir que os resultados sejam atingidos.

Afinal, não adianta apostar muito em um treinamento que não vá atender à demanda da sua equipe. Ou seja, é importante que haja clareza sobre quais resultados a empresa deseja alcançar antes de gastar com um projeto de educação corporativa.

Entenda quais serviços estão envolvidos nos custos do projeto

Avalie detalhadamente como o projeto irá solucionar a sua demanda por educação corporativa. Uma dica é identificar o que pode ser realizado internamente por um time responsável na organização e o que depende única e exclusivamente de um fornecedor parceiro na educação corporativa.

Compreenda quais benefícios o fornecedor promete

Também é interessante contar com um fornecedor que possua um processo completo de produção de treinamento, principalmente, quando os recursos são digitais. Assim, você não precisa administrar diversos fornecedores para apenas um serviço. Além dessa praticidade, a escolha auxilia na redução de custos.

Calcule os resultados financeiros e não-financeiros

Entenda: treinamento é investimento quando ele dá retorno. Caso esse retorno não exista ou não possa ser identificado, ele é um gasto. A compreensão sobre essa estimativa fica mais razoável quando os objetivos são definidos lá na frente e são transformados em indicadores.

A mensuração financeira e não-financeira pode ser feita também por meio de comparativos, além de pesquisa de satisfação, margem de lucratividade.

Compare os resultados por tipo de treinamento

Compare também o desempenho de cada treinamento. Verifique se o conteúdo, o formato, a tecnologia foi adequada à proposta e identifique como cada treinamento impacta na produtividade dos profissionais.

Assim você pode analisar se a atual estratégia de educação corporativa é a melhor ou se precisa de outra abordagem, com investimento diferente.

Afinal, um treinamento personalizado da Target é caro?

Um treinamento tradicional revela custos bem diferentes de um treinamento corporativo digital. Geralmente, são envolvidos custos médios de viagem por funcionário, custo por instrutor, custo do espaço, de apostilas, de locação de equipamentos, etc.

O investimento em um treinamento online (e-learning, vídeos, games, mobile learning etc) envolve, prioritariamente, a produção multimídia e a plataforma de distribuição do material.

E a especialidade da Target é justamente essa produção multimídia, que não é calculada por número de colaboradores ou por espaço físico, apostilas etc.

Obviamente, o maior valor que a Target gera hoje é o de parceria e acompanhamento próximo, ao invés de atuar como um simples fornecedor. Mas isso acontece porque os treinamentos são personalizados, construídos a 4 mãos com o cliente e com planejamento de recursos inovadores para uma comunicação eficaz do objetivo do projeto. Seja ele voltado para qualquer segmento, departamento ou discurso.

Mais do que treinamento com diferenciais exclusivos, a Target fornece competitividade, otimização do trabalho e aumento de eficiência da equipe para que gere mais receita para a sua empresa.

O treinamento personalizado da Target não é caro pelo preço, pois, ele oferece valor ao seu negócio.

BÔNUS: Como controlar os custos de um treinamento personalizado

Agora que você entendeu que não temos como falar sobre preço “fechado” em um treinamento personalizado, é hora de pensar mais adiante sobre como controlar os custos da sua empresa com treinamentos. Veja!

Faça um planejamento anual de treinamentos corporativos

A capacitação da sua equipe deve ser vista como uma estratégia empresarial. E, como qualquer estratégia, ela requer planejamento. Com um planejamento anual, você tem uma visão macro sobre a necessidade de orçamento e, melhor, sobre quais pontos atacar para obter mais produtividade ao longo do ano.

Defina indicadores financeiros e não-financeiros

Indicadores são ótimos termômetros sobre a eficácia dos treinamentos e também sobre o desempenho dos colaboradores. Os indicadores financeiros respondem sobre o esforço que uma empresa faz quanto à capacitação de suas equipes e sugere melhorias ao longo do caminho.

Escolha treinamentos otimizados

Treinamentos otimizados também podem ser ricos. Estamos falando de treinamentos escaláveis, que otimizam recursos, tempo e avaliação de resultados, mas que também atingem um número maior de pessoas, com baixo custo. Treinamentos multimídia são uma excelente alternativa, já que são materiais sem limites de utilização, contratação por volume de colaboradores, ou algo do tipo. Ou seja, o material é da empresa sem prazos de validade ou limites de “consumo”.

Reengaje os colaboradores nos treinamentos para dar mais valor

Treinamentos com excelente produção e com foco nas necessidades específicas da empresa podem ser resgatados periodicamente a fim de manter a capacitação em dia e de melhorar a retenção dos conteúdos. Muitas vezes, com poucas atualizações e pensando nos conteúdos de forma estratégica, conseguimos deixar o material perene tanto para reciclagens do quadro atual, quanto para novos colaboradores.

Curtiu o nosso conteúdo? Gostaria de explorar mais o assunto? Então, entre em contato com a gente e vamos dar continuidade a essa conversa. Faça da Target um parceiro em treinamento corporativo!

2020-02-13T13:28:38-03:00janeiro 20th, 2020|Jeito Target|0 Comentários

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