Estimular a aprendizagem organizacional com novos recursos é um desafio constante das áreas de T&D. E o conceito de Gamification para Treinamentos Corporativos vem se apresentando como um complemento importante em E-learnings e outras soluções digitais voltadas à especialização, aprimoramento técnico e produtividade. Utilizando recursos similares aos de jogos eletrônicos, são criados cenários capazes de envolver cada colaborador em um esforço individual, mas com metas e objetivos compartilhados.
A estratégia propõe uma competição saudável entre os colaboradores, com recompensas estimulantes. Além da chance de compartilhar evoluções pessoais e buscar soluções complementares para os desafios. No ambiente corporativo, essa técnica é chamada de “serious game“, ou “jogo sério”. Uma ferramenta de aprendizagem que exige dos profissionais reflexões sobre suas escolhas e desdobramentos. Muito mais que decorar um comando, cada um participa e contribui para a construção dos raciocínios.
Antecipando vivências de futuras situações reais
Os jogos conseguem reproduzir bem as características da vida real, possibilitando pensar antecipadamente sobre as reações e decisões que vamos tomar diante de situações que podem vir a acontecer. Por isso, devem apresentar condições adversas. Movimentos incertos, sem padrões repetidos, e cenários capazes de reunir um volume de estímulos compatível com a nossa realidade. A possibilidade de vivenciar obstáculos no ambiente simulado em um jogo, é uma preparação e tanto para programar futuras ações e decisões efetivas.
Assim, uma boa forma de aplicar o conceito de Gamification para Treinamentos Corporativos se dá quando conseguimos reunir o máximo de variáveis em uma mesma simulação. Lidar com a incerteza em um contexto de aprendizado potencializa os nossos processos de assimilação. Afinal, apesar de muitas vezes desempenharmos atividades rotineiras, a vida sempre nos traz surpresas. E experimentar resultados diferentes daqueles que já vivenciamos, nos abre novas possibilidades para problemas antigos.
Estímulos para altos níveis de engajamento
Hoje, a principal característica da “gamificação” nos treinamentos corporativos é a contribuição para níveis maiores de engajamento e aprendizagem. Os jogos despertam a competitividade, uma faculdade natural do nosso cérebro. Vencer a nós mesmos, no sentido de superar os próprios limites, é o estímulo que nos permite prosperar para etapas mais avançadas. Esse sentimento de conquista também contribui para o entusiasmo em relação aos conteúdos dos treinamentos. Vencer estágios para prosseguir rumo à novas informações é um estímulo que fomenta interesse e motivação.
Além disso, a interação é uma força específica da “gamificação”. A nova realidade dos treinamentos corporativos aponta para a interação como base da relação entre o profissional e o conteúdo. A ideia é propor aos trabalhadores uma postura ativa na aprendizagem, apresentando progressos e retornos mais palpáveis.
Gamification como ferramenta para a gestão de competências
As estratégias de “gamificação” podem ainda ir além dos objetivos motivacionais pró-engajamento dos colaboradores nos treinamentos. É possível aplicá-las como ferramentas de gestão de competências, com o acompanhamento da evolução profissional e monitoramento de desempenho e pontos a desenvolver. Assim, os gestores podem acompanhar o progresso de cada colaborador e realizar projeções para traçar novas metas. Em alguns casos, os profissionais podem registrar suas tarefas além dos treinamentos, utilizado-as para aumentar a pontuação também no contexto da aprendizagem.
Percebeu como a gamificação pode contribuir muito para os treinamentos da sua empresa? Se você quer saber mais sobre as possibilidades de aplicação para o seu negócio, converse com a gente. Será um prazer trocar informações com você.
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